segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Notícias!

Andei meio sumida daqui, final de ano, sabe  como é...

Além de tudo, estava meio desanimada com o fato de que não andava conseguindo postar comentários nos blogs dos alunos, sei lá por quê! Deve ser meu computador. Ah, a tecnologia...

O ano letivo terminou. Para os alunos do Projeto Ayrton Senna, antes ainda, pois coincidentemente (ou não), todos passaram "direto". Uma vez fora da escola, entendemos que há o compromisso familiar (muitos querem viajar!), o espírito de "férias" (repare no blog do Rafael, por exemplo)... fora a ausência fisica da escola, o prédio. De modo que as reuniões presenciais foram suspensas e a conclusão dos PA's, conforme já havia sido decidido, foi deixada para o próximo ano.

Os alunos foram estimulados a seguirem com suas pesquisas em casa nesse meio-tempo, porém sem grande cobrança, tendo em vista as já citadas peculiaridades do pós-aulas. Atentemos ao fato de que eles tem entre doze e treze anos! Fora alguns empecilhos técnicos, como por exemplo a falta de computadores...


Fico imensamente feliz de ver o envolvimento e amor de alguns deles com o projeto, que seguiram atualizando e se envolvendo com a pesquisa de modo que fico encantada em perceber seu crescimento pessoal e processo de aprendizagem - e por isso mesmo ME DÓI NÃO TER CONSEGUIDO POSTAR AINDA. Ainda mais em época em que não posso conversar pessoalmente.

Percebo que os alunos se interessam pela pesquisa, pelo processo, e que com mais tempo isso poderia ter sido muito mais proveitoso e aprofundado (quem sabe ano que vem?). O sentimento autoral foi trabalhado, ainda que não de fora muito profunda... a necessidade das fontes...

E é notável que são capazes de seguir e direcionar suas próprias pesquisas, sozinhos! Mesmo com tudo que houve, pude perceber isso... e me senti muito, muito feliz e realizada. A metodologia funciona! E, mais do que isso, acredito que foi interessante para os alunos. O que me dá uma alegria e tanto!

Com toda a certeza, tentarei inserir o PA o mais que puder em minhas aulas! E me sinto muito satisfeita de ter conhecido a ferramenta neste curso...

Um comentário:

  1. prof maira é o daniel agora eu estou fazendo o meu blog e de religião ele esta indo bem estou morrendo de saudades da uma bizoiada no meu blog bjs

    ResponderExcluir