segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Algumas alegrias e decepções

Fiquei muito contente com o projeto e com as tarefas de hoje, que descreverei mais abaixo... mas também fiquei muito triste com outros problemas. Que parecem os mesmos.

Tentando contornar os dilemas da sala de informática, hoje pensamos em nos utilizarmos dos netbooks com os alunos... porém, os mesmos estavam desconfigurados (coisa que aparentemente não ocorria na sexta-feira). E o pior, descobrimos isso somente depois de colocarmos os aparelhos nas mãos dos alunos e tê-los ligado! Foi frustrante, meio decepcionante... para mim, e principalmente para eles.

Pude perceber em suas carinhas o desapontamento. Hoje, nosso quórum estava reduzido. Alguns alunos comunicaram suas ausências (como Caio, que estava em projeto pontual de informática, ou Felipe, que faltou de manhã também, suponho que doente), e talvez um ou outro não tenha sabido da reunião, após tantas suspensões de encontros... mas acho que alguns se encontram desmotivados com estes PROBLEMAS TÉCNICOS. Não com o projeto em si, mas com as dificuldades de andamento e acompanhamento... isso me deixou triste, pois sei que estavam empolgados com a pesquisa em si.

Sem aparelhos, iniciamos o mapa conceitual. Em papel mesmo.

Hoje, na sala de aula do 7C, eu havia trabalhado com um mapa conceitual em si, sobre colônia e metrópole. Foi dado com alguns direcionamentos, mas também com lacunas e expansões a serem preenchidas pelos próprios alunos (do projeto ou não), e achei que o resultado foi bastante bom.

Prof.ª Marilena, no 7A, relata resultados semelhantes.

Acredito que esta metodologia de estudo seja bastante válida, mesmo no conteúdo programático. Porém, ressaltando o óbvio, só se faz possível após um domínio mínimo do conteúdo, pois se trata de esquematização.

E de tarde, iniciamos a construção dos mapas de pesquisa de cada um. Fizemos uma explanação breve, para todos (usei "sorvete" e sugestões de palavras deles mesmos) e, a seguir, pedimos que ligassem as paalavras que escreveram no blog da mesma forma. Quem não havia escrito realizou a atividade na hora, denotando que um melhor aparato técnico teria com certeza evoluído o trabalho.

Fiquei feliz porque montaram bem direitinho e, apesar de iniciarem com as cinco palavras, todos eles acabaram por ampliar o mapa conceitual. As imagens serão scanneadas pela Prof.ª Marilena (obrigada de novo!), e a seguir divulgadas e postadas nos blogs.

Fiquei muito feliz com o andamento!
Só me decepciona, um pouco, a carinha de desapontamento deles frente aos netbooks sem uso momentâneo.

Jonathan e Pahim já atualizaram seus blogs, os demais tem um certo prazo. Yuri, por exemplo, se comprometeu a dar andamento às pesquisas até quarta-feira (próxima reunião).

Comentários serão feitos, e o alunos presentes foram orientados a sempre observar seus e-mails e comentários nos blogs. Bem como a postar de forma correta e facilitando a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário