segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resumão das atividades!

Peço desculpas pelo sumiço, estes feriados e as dificuldades técnicas com toda a certeza não ajudaram em nada no projeto!

Mas não estivemos parados, apesar de tudo: nossos alunos tem produzido e ampliado seus trabalhos.

Todos os blogs foram criados (encontram-se ao lado), e uma lista com os emails dos professores, para contato à distância, foi divulgada - ainda que, no meu caso, eles prefiram perguntar em pessoa, pois entro na sala de aula regularmente.

Postagens de teste, para identificar possíveis dúvidas técnicas, foram realizadas - para auxiliar na colocação de negrito, imagens, itálicos... o que foi possível perceber foi que eles encontram dificuldades na questão das imagens, pois estão acostumados a "copiar e colar", e não a usar o botão de inserir imagem. Contudo, com instruções simples, conseguiram efetuar o processo (ainda que as máquinas não tenham colaborado, de modo que algumas imagens não carregaram nos blogs, por empecilhos técnicos).

Em casa mesmo, foram orientados a postar sua questão inicial e a já pensar em outras, secundárias, que pudessem ajudar a trilhar o caminhoem busca da resposta desejada. A verificação desta tarefa por parte dos professores está sendo realizada, e enquanto isso os alunos foram orientados a iniciar a pesquisa propriamente dita.

Uma vez que já foram iniciados na ferramenta do blog, começaremos a trabalhar a ferramenta intelectual de pesquisa. Foi pedido que trouxessem alguma coisa sobre o tema, não a resposta completa da questão, mas alguma coisa que encontraram sobre seu tema e que acharam interessante ou curioso, para expor em grupo na próxima reunião.

Também pedimos que postassem essa pesquisa no blog, ainda que alguns alunos relatem que estão com problemas para postagem (Larissa e Caio).

Nosso intuito é ensinar a lidar com o achado, e aprofundar o processo.

Os blogs dos alunos tem contado com textos autorais e não copiar/colar, o que é motivador, e com certeza queremos continuar assim!

Faltam algumas orientações no sentido de linguajar ou cores, mas é realmente bom que eles estejam criando os textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário